Ajuda

Office Banking — Dicas do Produto

Efetuar Download do Produto | Descompactar Arquivo | Receber Carga para Utilização dos Aplicativos
Cadastrar / Imprimir / Formatar Arquivo de Títulos

Efetuar Download do Produto

Para instalação dos produtos do Office Banking efetue os procedimentos a seguir:

  1. Conectar à internet;
  2. Acesse a página do Banco Mercantil https://bancomercantil.com.br ;
  3. No site do Banco Mercantil, selecione a opção Agências e Atendimento > Office Banking;
  4. Em Office Banking dê um clique no produto desejado (Cobrança, Gerenciador de Cheques, Pagamentos Eletrônicos e/ou Renomeador de Arquivos).
  5. Dê um clique na opção desejada, Instalação Completa ou Atualização
  6. Na tela Download de Arquivo, dê um Clique na opção Salvar;
  7. Na tela Salvar Como, no campo Salvar Em, selecione C: e em seguida dê um clique em Salvar (o nome do arquivo não deverá ser alterado);
  8. Quando o download for concluído, clique em Fechar;
  9. Se for instalar outro produto, execute os procedimentos de 4 a 8.

Observação: O Gerenciador de Banco de Dados é obrigatório para qualquer produto a ser instalado. Basta fazer o download uma única vez.

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Descompactar Arquivo

Após download dos programas, descompacte o arquivo de instalação, conforme procedimentos a seguir:

  1. Acessar o Windows Explorer;
  2. Localizar na área C: os arquivos executáveis para instalação dos aplicativos (MBCOB.EXE, MBCCC.EXE, MBPDZ.EXE, MBREN.EXE e/ou MBGBD.EXE);
  3. Duplo clique no arquivo referente ao produto desejado;
  4. A descompactação dos instaladores será feita automaticamente, ao concluir dê um clique em OK;
  5. Selecionar a pasta C:/MB_TEMP e em seguida a pasta do produto desejado (GBD-Gerenciador de Banco de Dados, COB-Cobrança, CCC_Gerenciador de Cheques, PDZ-Pagamentos Eletrônicos e/ou REN-Renomeador de arquivos);
  6. Na pasta do produto selecionado, dê duplo clique no arquivo SETUP.EXE, arquivo com símbolo de um micro do lado (executar este arquivo em cada uma das pastas de cada produto desejado);
  7. Ao apresentar a tela de instalação dos disquetes, dê um clique em Avançar, à medida que for apresentando esta opção, na tela Instalação Completa, dê um clique no botão Fim para concluir a instalação;
  8. Após concluir a instalação de todos os programas, recomendamos reiniciar o microcomputador.

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Receber Carga para Utilização dos Aplicativos

Para utilizar os aplicativos é necessário receber os arquivos de carga e para recebimento destes arquivos o usuário deve estar habilitado pelo Usuário Master, com as funcionalidades do Office Banking, se não estiver solicite ao usuário Master para efetuar a habilitação e posteriormente siga os passos a seguir:

  1. Acesse o Site do Banco Mercantil https://bancomercantil.com.br;
  2. Dê um clique na opção Internet Banking > Acesse sua Conta;
  3. Informe o código da Agência e o número da Conta Corrente;
  4. Dê um clique em Continuar;
  5. Para Pessoa Física informar Primeiro Titular ou Segundo Titular. Informe a Senha de Acesso (Teclado virtual);
  6. Informe o Usuário e a Senha de Acesso - Seis caracteres Alfanuméricos (Teclado virtual);
  7. Dê um clique em Continuar;
  8. Ao apresentar a opção Office Banking, dê um clique na opção Troca de Arquivos;
  9. Na próxima tela dê um clique na opção Recebimento de Arquivos;
  10. Informe o período para recebimento dos arquivos desejados;
  11. Selecionar se deseja receber novamente arquivos já recebidos;
  12. Dê um Clique em Continuar;
  13. Ao apresentar a tela com a listagem dos arquivos, clique em Selecionar Todos ou selecione os arquivos desejados;
  14. Dê um clique em Continuar;
  15. Ao apresentar a tela com os arquivos para recebimento, informe a assinatura eletrônica (Teclado Virtual) e dê um clique em Continuar;
  16. Dê um clique no botão Status da Transferência e confirme se todos os arquivos foram recebidos com sucesso;
  17. Dê um clique em Finalizar ou Imprimir, conforme necessidade.

Observações:

  1. Ao selecionar a opção Deseja receber novamente arquivos já recebidos? no recebimento de cargas, serão apresentados somente os arquivos já recebidos anteriormente.
  2. O recebimento de arquivos de Carga Parcial, com data de referência do dia útil anterior deve ser feito diariamente para manter a integridade das informações.
  3. O período disponível para receber carga total poderá ser somente os últimos 5 dias e a carga parcial os últimos 30 dias corridos.

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Cadastrar / Imprimir / Formatar Arquivo de Títulos

Cadastrar:

  1. Acessar a Cobrança Banco Mercantil, selecione Iniciar > Programas > Banco Mercantil > Cobrança ou crie um atalho apontando para o arquivo C:/MB/COB/MBCOB003.EXE;
  2. Clique em Cadastro > Selecionar Contrato;
  3. Selecionar o contrato desejado;
  4. Clique em Cadastro > Movimentos > Inclusão;
  5. Informe a Taxa de Permanência (taxa de juros / mora ao mês), se desejar cobrança de encargos após vencimento;
  6. Clique em Novo;
  7. Em cada campo do título, indique:
    1. Movimento: Remessa — Entrada Normal;
    2. Data de Emissão: Deve ser menor ou igual a data do sistema;
    3. Livre para Empresa: Somente se a impressão dos boletos for por conta do banco. Impresso na parte “ficha de compensação” do boleto;
    4. Nosso Número: Será atribuído pelo aplicativo quando a impressão for na empresa. Poderá ser utilizado para clientes que utilizam boletas pré-impressas fornecidas pelo Banco e tem necessidade de digitar o Nosso Número, somente para contratos cadastrados com PFD, no cadastro de contratos;
    5. Seu Número: Número do título atribuído pelo cliente (pode ser da nota fiscal, por exemplo), não aceita duplicidade (carteira 06 - 6 posições numéricas);
    6. Valor do Título: Valor do documento a ser cobrado;
    7. Data de Vencimento: Data de vencimento do título ou selecionar a “À Vista” ou “Contra Apresentação” (são considerados vencidos após 5 dias corridos da data do processamento, indicada no boleto);
    8. Valor do Abatimento: Valor do abatimento a ser concedido, se não existir esta situação, não digitar;
    9. Valor do Desconto: Valor do desconto a ser concedido, se não existir esta situação, não digitar;
    10. Data Limite para Desconto: Se for informado valor de desconto esta informação é obrigatório e deve ser igual ou menor que a data do vencimento;
    11. Juros de Mora Dia: Calculado automaticamente pelo aplicativo, quando informado a Taxa de Permanência, se optar poderá informar outro valor para o registro corrente;
    12. Sacador / Avalista: Cedente original do título, utilizado somente para títulos de terceiro;
    13. Instruções Codificadas: Somente para cobrança com registro, carteiras 01 ou 03, podem ser utilizadas até duas instruções desde que as não sejam conflitantes.
      Não é impressa no boleto, somente para tratamento interno do sistema.
    14. Espécie Documento: Informar a espécie do documento a ser cobrado (DM-Duplicata Mercantil, NP-Nota Promissória etc.);
    15. CPF/CNPJ: CPF/CNPJ do sacado;
    16. Sacado e Endereço: Preenchido automaticamente, ao digitar o CPF/CGC/Outros, o aplicativo carregará o nome do sacado, se não estiver cadastrado apresentará tela para inclusão, informe todos os dados do sacado e dê um clique no botão Salvar.
  8. Após digitação de todos os dados do título, e do sacado quando necessário, dê um clique no botão Salvar.

Imprimir Jato de Tinta ou Laser:

  1. Após digitar e salvar os dados do título, dê um clique no botão “Bloqueto” para imprimir;
  2. Opção disponível para contratos de cobrança com características de impressão local;
    1. Contratos da carteira sem registro (06) são habilitados automaticamente para impressão de bloquetos localmente;
    2. Contratos das carteiras com registro devem estar habilitados para impressão local. Caso não estejam, o botão “Bloqueto” estará inibido.
  3. O bloqueto pode ser impresso em “folhas soltas”, papel tipo A4, impressão a laser ou jato de tinta ou em formulário contínuo “pré-impresso” fornecido pelo Banco.

Observação: Para imprimir os bloquetos de todos os títulos digitados, selecione a opção Relatórios / Emissão de bloquetos.

Imprimir Matricial – Pré-Impresso:

  1. Efetuar a digitação e salvar todos os dados dos títulos;
  2. Clicar em Relatórios > Emissão de Bloqueto > Contínuo;
  3. Selecione o contrato de cobrança;
  4. Informe o Seu Número Inicial e o Nosso Número Inicial impresso no Bloqueto pré-impresso e dê um clique em Imprimir.

Observação: A impressão em formulário contínuo fará a impressão de todos os títulos digitados.

Formatação do Arquivo Remessa:

  1. Após digitar e salvar os dados de todos os títulos, selecione Consultas > Posições da Cobrança > Títulos Digitados;
  2. Selecione o contrato de cobrança e dê um clique no botão Consultar;
  3. Dê um clique no botão Imprimir para impressão do relatório de títulos digitados para conferir os dados digitados;
  4. Clique em Formatação > Arquivo Remessa e selecione o contrato de cobrança;
  5. Caso se apresente a mensagem “Não existe histórico de formatação”, dê um clique em OK e na sequência dê um clique no botão Formatar Arquivo Remessa;
  6. Após formatação, o arquivo deverá ser transmitido para o Banco Mercantil, através do Internet Banking, opção Office Banking > Troca de arquivos.

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