Office Banking — Dicas do Produto
Efetuar Download do Produto |
Descompactar Arquivo | Receber Carga para Utilização dos
Aplicativos
Cadastrar / Imprimir / Formatar Arquivo de Títulos
Efetuar Download do Produto
Para instalação dos produtos do Office Banking efetue os procedimentos
a seguir:
- Conectar à internet;
-
Acesse a página do Banco Mercantil
https://bancomercantil.com.br
;
-
No site do Banco Mercantil, selecione a opção Agências e Atendimento
> Office Banking;
- Em Office Banking dê um clique no produto desejado (Cobrança, Gerenciador
de Cheques, Pagamentos Eletrônicos e/ou Renomeador de Arquivos).
- Dê um clique na opção desejada, Instalação
Completa ou Atualização
- Na tela Download de Arquivo, dê um Clique na opção
Salvar;
- Na tela Salvar Como, no campo Salvar Em, selecione
C: e em seguida dê um clique em Salvar (o nome do arquivo
não deverá ser alterado);
- Quando o download for concluído, clique em Fechar;
- Se for instalar outro produto, execute os procedimentos de 4 a 8.
Observação: O Gerenciador de Banco de Dados é obrigatório para
qualquer produto a ser instalado. Basta fazer o download uma única vez.
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Descompactar Arquivo
Após download dos programas, descompacte o arquivo de instalação,
conforme procedimentos a seguir:
- Acessar o Windows Explorer;
- Localizar na área C: os arquivos executáveis para
instalação dos aplicativos (MBCOB.EXE, MBCCC.EXE, MBPDZ.EXE, MBREN.EXE
e/ou MBGBD.EXE);
- Duplo clique no arquivo referente ao produto desejado;
- A descompactação dos instaladores será feita automaticamente,
ao concluir dê um clique em OK;
- Selecionar a pasta C:/MB_TEMP e em seguida a pasta do produto desejado
(GBD-Gerenciador de Banco de Dados, COB-Cobrança, CCC_Gerenciador de Cheques,
PDZ-Pagamentos Eletrônicos e/ou REN-Renomeador de arquivos);
- Na pasta do produto selecionado, dê duplo clique no arquivo SETUP.EXE,
arquivo com símbolo de um micro do lado (executar este arquivo em cada uma
das pastas de cada produto desejado);
- Ao apresentar a tela de instalação dos disquetes, dê um clique
em Avançar, à medida que for apresentando esta opção,
na tela Instalação Completa, dê um clique no
botão Fim para concluir a instalação;
- Após concluir a instalação de todos os programas, recomendamos
reiniciar o microcomputador.
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Receber Carga para Utilização dos Aplicativos
Para utilizar os aplicativos é necessário receber os arquivos de carga
e para recebimento destes arquivos o usuário deve estar habilitado pelo Usuário
Master, com as funcionalidades do Office Banking, se não estiver solicite
ao usuário Master para efetuar a habilitação e posteriormente
siga os passos a seguir:
- Acesse o Site do Banco Mercantil https://bancomercantil.com.br;
- Dê um clique na opção Internet Banking >
Acesse sua Conta;
- Informe o código da Agência e o número da Conta Corrente;
- Dê um clique em Continuar;
- Para Pessoa Física informar Primeiro Titular ou
Segundo Titular. Informe a Senha de Acesso (Teclado virtual);
- Informe o Usuário e a Senha de
Acesso - Seis caracteres Alfanuméricos (Teclado virtual);
- Dê um clique em Continuar;
- Ao apresentar a opção Office Banking, dê um clique na opção
Troca de Arquivos;
- Na próxima tela dê um clique na opção Recebimento
de Arquivos;
- Informe o período para recebimento dos arquivos desejados;
- Selecionar se deseja receber novamente arquivos já recebidos;
- Dê um Clique em Continuar;
- Ao apresentar a tela com a listagem dos arquivos, clique em Selecionar Todos ou
selecione os arquivos desejados;
- Dê um clique em Continuar;
- Ao apresentar a tela com os arquivos para recebimento, informe a assinatura eletrônica
(Teclado Virtual) e dê um clique em Continuar;
- Dê um clique no botão Status da Transferência
e confirme se todos os arquivos foram recebidos com sucesso;
- Dê um clique em Finalizar ou Imprimir, conforme necessidade.
Observações:
- Ao selecionar a opção Deseja receber novamente arquivos já
recebidos? no recebimento de cargas, serão apresentados somente
os arquivos já recebidos anteriormente.
- O recebimento de arquivos de Carga Parcial, com data de referência do dia
útil anterior deve ser feito diariamente para manter a integridade das informações.
- O período disponível para receber carga total poderá ser somente
os últimos 5 dias e a carga parcial os últimos 30 dias corridos.
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Cadastrar / Imprimir / Formatar Arquivo de Títulos
Cadastrar:
-
Acessar a Cobrança Banco Mercantil, selecione Iniciar > Programas
> Banco Mercantil > Cobrança ou crie
um atalho apontando para o arquivo C:/MB/COB/MBCOB003.EXE;
- Clique em Cadastro > Selecionar Contrato;
- Selecionar o contrato desejado;
- Clique em Cadastro > Movimentos > Inclusão;
- Informe a Taxa de Permanência (taxa de juros / mora ao mês), se desejar
cobrança de encargos após vencimento;
- Clique em Novo;
- Em cada campo do título, indique:
- Movimento: Remessa — Entrada Normal;
- Data de Emissão: Deve ser menor ou igual a data do sistema;
- Livre para Empresa: Somente se a impressão dos boletos for
por conta do banco. Impresso na parte “ficha de compensação”
do boleto;
- Nosso Número: Será atribuído pelo aplicativo
quando a impressão for na empresa. Poderá ser utilizado para clientes
que utilizam boletas pré-impressas fornecidas pelo Banco e tem necessidade
de digitar o Nosso Número, somente para contratos cadastrados com PFD, no
cadastro de contratos;
- Seu Número: Número do título atribuído
pelo cliente (pode ser da nota fiscal, por exemplo), não aceita duplicidade
(carteira 06 - 6 posições numéricas);
- Valor do Título: Valor do documento a ser cobrado;
- Data de Vencimento: Data de vencimento do título ou selecionar
a “À Vista” ou “Contra Apresentação”
(são considerados vencidos após 5 dias corridos da data do processamento,
indicada no boleto);
- Valor do Abatimento: Valor do abatimento a ser concedido, se não
existir esta situação, não digitar;
- Valor do Desconto: Valor do desconto a ser concedido, se não
existir esta situação, não digitar;
- Data Limite para Desconto: Se for informado valor de desconto esta
informação é obrigatório e deve ser igual ou menor que
a data do vencimento;
- Juros de Mora Dia: Calculado automaticamente pelo aplicativo, quando
informado a Taxa de Permanência, se optar poderá informar outro valor
para o registro corrente;
- Sacador / Avalista: Cedente original do título, utilizado
somente para títulos de terceiro;
- Instruções Codificadas: Somente para cobrança
com registro, carteiras 01 ou 03, podem ser utilizadas até duas instruções
desde que as não sejam conflitantes.
Não é impressa no boleto, somente para tratamento interno do sistema.
- Espécie Documento: Informar a espécie do documento
a ser cobrado (DM-Duplicata Mercantil, NP-Nota Promissória etc.);
- CPF/CNPJ: CPF/CNPJ do sacado;
- Sacado e Endereço: Preenchido automaticamente, ao digitar
o CPF/CGC/Outros, o aplicativo carregará o nome do sacado, se não
estiver cadastrado apresentará tela para inclusão, informe todos os
dados do sacado e dê um clique no botão Salvar.
- Após digitação de todos os dados do título, e do sacado
quando necessário, dê um clique no botão Salvar.
Imprimir Jato de Tinta ou Laser:
- Após digitar e salvar os dados do título, dê um clique no botão
“Bloqueto” para imprimir;
- Opção disponível para contratos de cobrança com características
de impressão local;
- Contratos da carteira sem registro (06) são habilitados automaticamente para
impressão de bloquetos localmente;
- Contratos das carteiras com registro devem estar habilitados para impressão
local. Caso não estejam, o botão “Bloqueto” estará
inibido.
- O bloqueto pode ser impresso em “folhas soltas”, papel tipo A4, impressão
a laser ou jato de tinta ou em formulário contínuo “pré-impresso”
fornecido pelo Banco.
Observação: Para imprimir os bloquetos de todos os títulos digitados,
selecione a opção Relatórios / Emissão de bloquetos.
Imprimir Matricial – Pré-Impresso:
- Efetuar a digitação e salvar todos os dados dos títulos;
- Clicar em Relatórios > Emissão de Bloqueto
> Contínuo;
- Selecione o contrato de cobrança;
- Informe o Seu Número Inicial e o Nosso Número Inicial impresso no
Bloqueto pré-impresso e dê um clique em Imprimir.
Observação: A impressão em formulário contínuo fará
a impressão de todos os títulos digitados.
Formatação do Arquivo Remessa:
- Após digitar e salvar os dados de todos os títulos, selecione
Consultas > Posições da Cobrança
> Títulos Digitados;
- Selecione o contrato de cobrança e dê um clique no botão Consultar;
- Dê um clique no botão Imprimir para impressão do relatório
de títulos digitados para conferir os dados digitados;
- Clique em Formatação > Arquivo Remessa
e selecione o contrato de cobrança;
- Caso se apresente a mensagem “Não existe histórico de formatação”,
dê um clique em OK e na sequência dê um clique no botão
Formatar Arquivo Remessa;
-
Após formatação, o arquivo deverá ser transmitido para
o Banco Mercantil, através do Internet Banking, opção
Office Banking
> Troca de arquivos.
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